Consumo: o elefante na sala
Compreender, mudar, reduzir
Entrevista com Ana Poças Ribeiro, autora da tese de Ph.D
"Consumption: the elephant in the room.
Understanding, changing and reducing consumption for sustainability"
Evento online em Português (PT).
Este webinar aconteceu no dia 4 de Julho de 2023.
No link abaixo você pode acessar a gravação.
O que influencia o consumo? Porque é que consumimos?
Há muitas ideias feitas sobre estas questões, que convém desmontar. Através de uma perspectiva multidisciplinar, é possível perceber a variedade de razões, e como variados atores e contextos contribuem para uma sociedade baseada no consumo.
Ultrapassar esta dependência dependerá de questionar políticas de crescimento económico e de rever a nossa capacidade para agir muito para além daquilo que consumimos.
Para adentrar afundo neste tema, temos o prazer de receber a Dra. Ana Poças Ribeiro, que dedicou sua tese de Ph.D a estudar, entender e buscar soluções para a redução do consumo. Como fruto desta investigação, Ana produziu o trabalho "Consumption: the elephant in the room", onde apresenta sua pesquisa e também os resultados e propostas.
Durante o webinar, vamos buscar, através de sua pesquisa, compreender melhor o que nos faz consumir tanto e como agir para criar mais consciência e reduzir o consumismo. Venha conosco participar ao vivo desta conversa essencial. Faça já o seu registro no botão abaixo!
Ana Poças Ribeiro
Ana Poças fez um doutoramento na Universidade de Utrecht, Países Baixos, sobre Compreender, mudar e reduzir o consumo para a sustentabilidade. Também trabalhou na área de mobilidade urbana sustentável e tem pertencido a coletivos de ativismo climático, decrescentista e por cidades para pessoas.
Hosts
Henrique Cachetas
Henrique faz parte da equipe de Tecnologia do Gaia Education.
Rafael Antunes
Rafael é coordenador de comunicação em espanhol e português do Gaia Education.
Formado em jornalismo, tem também experiência em agências de publicidade e marketing.
Entusiasta da permacultura e de culturas regenerativas, tem interesse especial nos assuntos relacionados à agroecologia e biorregionalismo.