Programa Completo | Social | Econômico | Ecológico | Visão de Mundo
Dimensão ECONÔMICA do GEDS
Visão Geral da Dimensão
Tipo: 100% online
Início: 26 de Maio de 2025
Carga horária: 80h (8 semanas)
Dedicação semanal: 10h ou +
Facilitação: com tutoria pró-ativa de Anna Tornaghi
Desenvolvido por:
Cada vez mais, as pessoas percebem que nosso atual sistema econômico não é mais sustentável, mas a conscientização sobre alternativas viáveis e as transformações ainda avançam devagar.
Queremos lhe ajudar a acelerar esta transição e oferecer ferramentas úteis para você e sua organização/comunidade iniciarem de imediato as mudanças para um paradigma econômico de colaboração e prosperidade.
Precisamos urgentemente não apenas reconhecer a disfuncionalidade de nossos sistemas econômicos atuais, mas sermos capazes de redesenhar nossos processos e práticas econômicas, sejam elas globais, nacionais, bancárias, comerciais, organizacionais, profissionais, comunitárias ou até domésticas.
Talvez nunca tenha havido uma necessidade mais urgente de fazer estas mudanças, e temos a oportunidade, o interesse e as condições para cocriarmos um presente e um futuro resiliente e participativo. Se você se sente paralisado ou incerto sobre o que pode fazer e deseja participar ativamente deste redesenho, então esse curso online é para você.
Acreditar na ilusão de que não podemos fazer nada para mudar é compactuar com um sistema falido e opressor, que nos ilude a achar que a resposta para nossos problemas é mais "crescimento econômico" e com isso nos mantém em um círculo vicioso degenerativo, que ameaça a vida no planeta para satisfazer a ganância de menos de 1% da populção.
O sistema insustentável que está ativo não é inevitável! Ele hoje foi desenhado por humanos e, portanto, pode plenamente ser redesenhado para atender aos interesses da maioria.
Junte-se a nós neste programa e torne-se um agente de regeneração econômica em sua localidade!
Em nosso curso online de Design Econômico, você aprenderá como se engajar com a transformação e redesenho de sua economia local e regional, compreedendo como que pequenas ações podem causar grandes impactos e adquirindo os conceitos e técnicas que lhe ajudarão a se tornar um empreendedor social, quem sabe até fundando uma iniciativa comunitára ou projeto colaborativo que impactará positivamente sua própria economia pessoal.
Participantes de nossos programas contribuíram para projetos de sustentabilidade, construíram comunidades, tornaram-se empreendedores de impacto, criaram projetos celebrados de permacultura, fazendas biodinâmicas, iniciativas de cidades em transição, consultorias e negócios regenerativos de sucesso e muito mais...
Seja você o próximo a dar este passo de transição econômica pessoal!
Objetivos Gerais da Dimensão Econômica
Como já sabemos, nosso sistema econômico convencional não é mais sustentável, mas poucos estão cientes de quais são as alternativas e a viabilidade de mudanças para novos sistemas.
O objetivo desta dimensão é dar a você uma melhor compreensão dessas alternativas e resignificar nossa visão de economia, dinheiro, riqueza, prosperidade e muito mais. Os participantes aprenderão sobre sistemas e ferramentas existentes e de eficácia já comprovada para o redesenho de aspectos disfuncionais e prejudiciais da economia em todas as escalas, tanto em âmbito pessoal como profissional.
Na dimensão Econômica, abordaremos questões como:
- Quais são as causas profundas e falhas de design dos atuais sistemas econômicos e monetários disfuncionais?
- Como podemos tomar ações locais, regionais e globais para mudar a economia em direção à sustentabilidade e regeneração?
- Que tipo de sistemas monetários complementares, bancos comunitários ou veículos de investimento local podem nos ajudar a fortalecer as economias locais e regionais em colaboração global?
- Por que indicadores como o PIB - Produto Interno Bruto são insuficientes para medir nossa prosperidade e bem-estar, e quais indicadores alternativos já existem?
- Que métodos e modelos estão atualmente surgindo no campo das novas economias e economia colaborativa que podem apoiar um consumo responsável e as relações saudáveis entre pares?
- Como podemos aprender com experiências bem-sucedidas para revitalizar as economias locais e promover a inovação social e o empreendedorismo?
- Que considerações legais e financeiras são importantes para a criação de empreendimentos regenerativos bem-sucedidas e modelos de negócios sustentáveis?
Na dimensão Econômica você aprenderá, por exemplo, a:
- Avaliar o impacto que a economia global pode ter em seus projetos
- Descobrir oportunidades econômicas em seus projetos e desenvolvê-los dentro de modelos colaborativos
- Entender como criar uma moeda complementar para apoiar uma economia local ou setorial
- Incluir aspectos regenerativos nos seus projetos ou plano de negócios
- Encontrar oportunidades financeiras éticas e responsáveis para o apoio aos seus projetos
- e muito mais...
Após realizar este programa, nossos participantes relatam que adquiriram a experiência e a confiança para desempenhar um papel ativo na concepção de sustentabilidade, resiliência e regeneração, tanto pessoal quanto profissionalmente, gerando impacto positivo não importa em que escala estejam atuando, desde projetos pessoais, empreendimentos ecossociais, iniciativas de transição na sociedade civil, setor público ou empresarial.
Além disso, você será capaz de apoiar a si mesmo, e também aos outros, para levar uma vida mais saudável, mais alegre e mais significativa.
Conteúdo do Curso
Módulo 1: Mudando a Economia Global rumo à Sustentabilidade e Regeneração
Este módulo explora em profundidade por que os sistemas econômicos atuais não servem mais a toda – nem mesmo à maioria – da humanidade, enquanto têm um impacto degenerativo nas comunidades, sociedades e natureza.
Você é convidado a explorar a economia através de uma perspectiva sistêmica e integral e aprenderá elementos chaves para redesenhar nosso sistema econômico de forma a servir a todas as pessoas e ao planeta.
O Módulo 1 explora questões como:
- Por que a economia não é uma ciência, mas um sistema projetado por seres humanos e, portanto, aberto ao redesenho?
- Como as chamadas “externalidades” e subsídios ocultos resultaram em um sistema econômico que nos leva a viver além das fronteiras planetárias?
- Qual é o papel das instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, e como os lobbies das corporações multinacionais influenciam as políticas econômicas?
- Quais são os melhores lugares para intervir no sistema a fim de causar o maior impacto na mudança da economia global para a sustentabilidade?
- Quais são alguns sinais de esperança promissores de que o redesenho de nossos sistemas econômicos já está em andamento?
Módulo 2: Dinheiro, bancos e moedas comunitárias
Examinaremos o desenho básico de nosso atual sistema monetário e por que ele é estruturalmente disfuncional, gerando crescente desigualdade e criando uma necessidade sistêmica e infinita de crescimento econômico.
Também exploraremos as criptomoedas e uma gama de sistemas monetários complementares, com experiências internacionais e consolidadas, conhecendo seus instrumentos de ação e como podemos adotar práticas alternativas que trazem efeitos imediatos em nossos sistemas locais.
O Módulo 2 trabalha questões como:
- Por que o sistema monetário baseado em dívida, que cobra juros diferenciados por empréstimos e depósitos, é estruturalmente insustentável?
- Como poderíamos redesenhar nosso sistema monetário e introduzir tipos de moedas e criptomoedas mais diversas para criar um sistema mais sustentável e resiliente?
- Qual é o papel dos sistemas de investimento de base local e regional, microcrédito, microfinanças e crowdfunding na criação de uma economia mais sustentável?
Módulo 3: A busca por riqueza - Vivendo uma vida abundante
No Módulo 3, começaremos examinando mais de perto por que o Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico insuficiente e quais indicadores alternativos nacionais e internacionais já existem. Veremos indicadores de escala local e comunitária para a vitalidade econômica e o bem-estar comunitário, explorando opções como os orçamentos participativos e investigando valores orientadores para a vida econômica. Veremos também como que o consumo colaborativo e as redes peer-to-peer (ponto-a-ponto) já estão oferecendo novos caminhos para nos engajarmos imediatamente em ações concretas de mudança.
O Módulo 3 ajuda você a explorar os seguintes questionamentos:
- No redesenho de nossos sistemas econômicos em escala local, regional, nacional e global, qual pode ser o papel de novos tipos de indicadores e formas de medir o sucesso de uma economia?
- Que ética norteadora para a vida econômica nos ajudaria na criação de uma economia compartilhada baseada na colaboração entre pares e no consumo colaborativo?
- Que mudança de perspectiva e prática pode nos permitir projetar generosidade, confiança e participação no serviço de um bem comum?
Módulo 4: Revitalizando economias locais e inovação social
Este quarto módulo trata de como podemos fortalecer a atividade econômica em escala local e regional e, assim, aumentar a resiliência da comunidade e criar as condições propícias para uma prosperidade individual e coletiva. Exploraremos como 'tapar os vazamentos' que drenam a riqueza local em favor de multinacionais e seus acionistas e ofereceremos exemplos de "re-localizações" econômicas eficazes em todo o mundo.
Também investigamos como a inovação social e o empreendedorismo, juntamente com a criação de ecologias empresariais regenerativas em escala regional, fazem parte dessa transição para um mundo onde uma economia global forte é o resultado de uma colaboração efetiva entre economias locais e regionais.
Módulo 4 traz questionamentos como:
- Como uma mudança para uma economia solidária mais forte pode criar comunidades e regiões prósperas e resilientes e qual é o papel da inovação social e do empreendedorismo social nessa transição?
- Onde os inovadores sociais e empreendedores podem encontrar apoio para comunicar, financiar e identificar oportunidades para o desenvolvimento social e ecologicamente regenerativo?
- Que oportunidades, desafios e lições podemos tirar ao observar os experimentos econômicos e empreendimentos ecossociais que foram criados em ecovilas ao redor do mundo?
- O que caracteriza um empreendimento regenerativo, como podemos iniciar um e como vinculá-lo a outras empresas ou iniciativas locais com ideias semelhantes?
Módulo 5: Próximos passos para novas economias
Neste último módulo veremos uma série de iniciativas, práticas e movimentos que estão emergindo no cenário global e que podem trazer impactos e novos avanços para as transformações econômicas no futuro próximo.
Investigaremos temas como: Economia Donut, Renda básica universal, Data Unions, Cooperativas de Plataformas, Grande Reset, Economia Biofísica, A arte dos Commons, Direitos da Terra, e muito mais.
O Módulo 5 investiga questões como:
- A questão da propriedade e comércio de informações e como nossos dados podem ou não ser utilizados para fins econômicos.
- De que forma a Economia Donut pode representar um modelo de apoio ao redesenho econômico e como ele pode ser aplicada em nossos empreendimentos locais e cotidiano profissional.
- Quais as implicações da adoção de uma Renda Básica Universal e como isso poderia colaborar com a distribuição de riqueza e com o desenvolvimento econômico local.
- Quais as implicações da proposta do Grande Reset pelo World Economic Forum, especialmente considerando a realidade pós Covid que o mundo ainda enfrenta.
- Que novas formas de compartilhamento de propriedade e acesso a recursos (commons), de inovação conjunta e compartilhamento de propriedade intelectual e de estabelecimento de bases legais para uma cultura regenerativa já estão sendo exploradas?
- Os Direitos da Terra e as consequências de aprendermos a considerar a vida não-humana em nossas decisões políticas e econômicas, interando nossos negócios a uma perspectiva sistêmicas de ecossistemas saudáveis.
Tudo isso e muito mais será explorado ao longo dos 5 Módulos do curso, sempre apoiado pela guiança de nossos tutores em Fórums de diálogo colaborativo, encontros ao vivo por Zoom e uma série de atividades opcionais que irão lhe ajudar a praticar semanalmente o conteúdo estudado!
Veja a seguir um pouco mais de como o curso funciona.
Metodologia
Cada dimensão possui um rico material didático com cerca de 150 páginas, repleto de referências externas como vídeos, livros e sites para aprofundar o aprendizado. O material didático é oferecido em português, porém links, videos, imagens e outros recursos externos talvez estejam disponíveis apenas em seus idiomas originais.
A metodologia do curso favorece a interação da turma, que estuda em conjunto e constrói o conhecimento colaborativamente, por meio de Fóruns de Diálogo, encontros dinâmicos e ao vivo por videoconferências e diversas outras ferramentas de interação online, criando uma Comunidade de Aprendizagem Viva e ativa entre estudantes e facilitadores.
A participação ativa e a entrega das atividades exigidas são necessárias para a obtenção da Declaração de Conclusão da dimensão. Existem também várias atividades opcionais (individuais e em grupo), para aprofundar as práticas e partilhar aprendizados.
Ao longo de todo o processo, os participantes recebem acompanhamento individualizado e feedback de seus Facilitadores - profissionais especialistas com vasta experiência no conteúdo que eles facilitam.
As dimensões são totalmente online e você fará seus próprios horários de estudo, com exceção das videoconferências ao vivo com os tutores, quase que semanais, mas de participação opcional e que ficarão gravadas caso queira assistir posteriormente.
A participação ativa e a entrega das atividades exigidas são necessárias para a obtenção da Declaração de Conclusão da Dimensão. Cada dimensão pode ser feita avulsa e ao completar as 4 dimensões de conteúdo (Social, Econômico, Ecológico e Visão de Mundo), você se habilita para realizar o Design Studio (dimensão de trabalho sobre projetos reais dos participantes) e então obter o Certificado Oficial de Conclusão do GEDS, formando-o como um Design Regenerativo. Caso opte desde já por se inscrever no programa completo (cerca de 12 meses seguidos), você recebe um bom desconto e pode ir realizando cada dimensão no seu tempo, tendo até 36 meses para concluir o curso.
Investimento e Inscrições
Por sermos uma instituição sem fins lucrativos registrada na Escócia, temos a possibilidade de oferecer nossos programas a um preço relativamente baixo, quando comparado a programas similares, considerando a carga horária elevada, a facilitação personalizada, um ambiente virtual de aprendizagem próprio e o excelente material didático que você receberá.
Ainda assim, estamos cientes de que as realidades econômicas locais são diferentes e portanto, temos um preço ainda mais especial para o programa em português, que é menos da metade da versão do mesmo programa em inglês.
O custo deste valioso programa de formação profissional e transformação pessoal é de £ 175 (libras esterlinas) por cada dimensão. Caso opte desde o início pelo programa completo de 5 dimensões, há ainda um ótimo desconto ficando o valor total de £ 875 por £ 650, que pode ser parcelado em até 8 prestações mensais.
Lembre-se que estamos falando de um programa de 80h de estudo ao longo de 8 semanas, com material didático inovador e exclusivo, aulas ao vivo, facilitação constante e acompanhamento personalizado, plataforma própria de e-learning e espaços de interação que fomentam uma comunidade vibrante de agentes de transformação glocal e potencializam o seu networking com uma rede de vanguarda em regeneração.
Inicie a sua jornada de transição regenerativa hoje mesmo!